Sabia que pode acompanhar todos os meses a evolução do Programa Centro2020?

Boletim Mensal do Centro 2020: https://bit.ly/2z5c0fp

 

Já está em funcionamento o novo serviço ChatBot da Linha dos Fundos!

O ChatBot dará resposta a questões sobre o Balcão dos Fundos (respostas a perguntas mais frequentes), existindo a possibilidade de quando o utilizador não ficar esclarecido transitar para o LiveChat, no horário de funcionamento deste canal: todos os dias úteis, das 9h00 às 18h00.

Saiba mais em https://balcaofundosue.pt/LinhaDosFundos

O último Eurobarómetro, recentemente publicado, revela que as crises recentes, das quais se destaca a guerra da Rússia contra a Ucrânia, estão a fortalecer o apoio dos cidadãos à União Europeia: 77% dos portugueses veem a adesão como uma “coisa boa” e 87% consideram que Portugal beneficia em ser membro da UE.

Em Portugal, o destaque vai para o crescimento económico, com 38% dos inquiridos a defendê-lo como o principal benefício da adesão à UE.

Saiba mais em https://www.adcoesao.pt/eurobarometro-77-dos-portugueses-considera-positivo-pertencer-a-ue/​  

Acompanhe mensalmente a evolução do Programa Centro2020

Boletim Mensal do Centro 2020: https://bit.ly/2z5c0fp

Acaba de ser lançado o novo serviço LiveChat da Linha dos Fundos para apoio técnico ao Balcão dos Fundos, mais um canal de atendimento aos beneficiários e potenciais beneficiários dos fundos europeus.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3tu8vaF

Já está disponível para consulta e download o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia n.º 30, com informação reportada a 30 de setembro de 2022, bem como a respetiva Infografia Trimestral.

Consulte em https://portugal2020.pt/portugal-2020-atinge-78-de-taxa-de-execucao/?fbclid=IwAR2JH9nA0K-UPqgJVY4YY__WWlOIlEoKGSXqRxtiOKbndsYZ3elZ2aoUDEg

Foi publicado o Relatório anual da UE sobre o Estado das Regiões e dos Municípios, do Comité das Regiões europeu.

O Relatório apresenta uma panorâmica dos desafios mais prementes com que se deparam as regiões e os municípios em toda a União, contribuindo assim para fundamentar as decisões políticas da UE.

Saiba mais em https://www.adcoesao.pt/saiba-mais-sobre-o-estado-das-regioes-e-dos-municipios-da-uniao-europeia/?fbclid=IwAR0yTS8maNMlMbosxfGyXOfltoftPqPeou1_J3l62L8gmAULxGlRDZWlS04​

Foi publicado na revista ‘Ciência e Políticas Públicas’, um artigo sobre ‘A Avaliação dos Fundos Europeus em Portugal’ da autoria de Sofia Lai Amândio, socióloga e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL).

Neste artigo é apresentado um Estudo sobre a avaliação do principal instrumento da Política de Coesão no Portugal europeu: os FEEI – Fundos Europeus Estruturais de Investimento.

Saiba mais em https://www.adcoesao.pt/a-avaliacao-dos-fundos-europeus-em-portugal-de-1986-a-2020/​​

Já está disponível o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia n.º 29, com informação reportada a 30 de junho de 2022, bem como a respetiva Infografia Trimestral.

Consulte aqui.

O Programa Centro 2020 publicou o Aviso de concurso nº 01/SI/2022 - Apoio à diversificação económica para uma Transição Justa no Médio Tejo - “INOVAÇÃO PRODUTIVA”, para apresentação de candidaturas até 31 de agosto de 2022.

O presente Aviso pretende antecipar os apoios do Fundo da Transição Justa, que será enquadrado no Programa Regional do Centro 2021-2027, para resposta ao encerramento da central termoelétrica do Pego, em Abrantes, e, dessa forma, contribuir para reduzir os seus impactos negativos sobre o emprego e a atividade económica naquele território.

Em concreto, o aviso tem por objetivo promover a atração de novo investimento empresarial com vista à criação de emprego, através da tipologia designada por “Inovação Empresarial e empreendedorismo”, definida nos termos do artigo 3º do RECI, na atual redação, concedendo apoios financeiros a projetos que contribuam para:

1- Novos projetos de investimento produtivo de PME e Não PME, que concretizem a produção de novos bens e serviços para apoiar a transição climática e energética, com claro foco no apoio à produção tecnologicamente avançada;

2 - Reforço da capacitação empresarial das PME e Não PME para o desenvolvimento de bens e

serviços, através do investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que

contribuam para sua progressão na cadeia de valor.

Os beneficiários dos apoios previstos no presente Aviso de concurso são PME e Não PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que tenham apresentado candidatura ao AVISO 15/SI/2021 - Registo de Pedido de Auxílio- Transição Justa para o Médio Tejo.

O presente Aviso de concurso tem aplicação nos territórios na região NUTS III do Médio Tejo e uma dotação orçamental indicativa do FEDER de 30 Milhões de €.

Está aberto até 31 de agosto de 2022 (18H), por uma questão de prudência os promotores devem evitar a submissão de candidaturas no último ou nos últimos dias do prazo. A submissão tardia de candidaturas poderá impossibilitar a resolução de eventuais constrangimentos decorrentes do processo de validação/submissão. Consulte o aviso em http://centro.portugal2020.pt/index.php/avisos-de-concursos